segunda-feira, 24 de junho de 2013

Salão Internacional de Humor convida artistas a desenharem sobre saúde



O Salão Internacional de Humor de Piracicaba ganha mais uma novidade no ano em que completa quatro décadas. Trata-se do Prêmio Unimed, que será oferecido ao artista gráfico que desenvolver o melhor trabalho com o tema Saúde. As inscrições estão abertas até 19 de julho, mesmo prazo para envio de obras nas outras cinco categorias da histórica edição. Em 2013 os prêmios somam R$ 46 mil.

Ao criarem as obras, os artistas podem utilizar a linguagem do cartum, charge, caricatura, tiras ou histórias em quadrinhos. A técnica é livre. As produções devem ser enviadas pela internet ou Correios. O vencedor recebe R$ 3 mil, que será entregue em 24 de agosto, na abertura oficial do evento.

A obra vencedora, aquisitiva à Unimed Piracicaba, será analisada pela comissão de seleção nos dias 3 e 4 de agosto e depois passa pelo crivo da comissão de premiação, que se reúne uma semana antes da abertura. Os principais trabalhos comporão a mostra principal, em exposição no Engenho Central até 20 de outubro.

Segundo o cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), o prêmio foi oferecido aos artistas entre 2000 e 2006. “A organização do Salão se empenha na busca de parcerias que somem e valorizem o evento. É o caso da retomada desta premiação com uma importante instituição local. Ela chega num momento muito especial e, sem dúvida, oferece um motivo a mais para a participação e valorização do cartunista e da arte do desenho de humor”, destaca.

A Unimed Piracicaba, sempre participativa na agenda cultural do município, reinicia a parceria com o Salão. Na opinião do presidente Carlos Alberto Joussef, essa é uma exposição expressiva que divulga o nome da nossa cidade. “É um prazer para a Unimed apoiar esse evento internacional”, considera.

Nas edições anteriores do Salão, conquistaram o Prêmio Unimed os artistas Frederico Ozanan, de Campina Grande (PB); Paulo Volmar Mattos Vilanova, de  Porto Alegre (RS); Willian Hussar e Gilson Luiz Hyppolito, ambos de Piracicaba (SP); João Bosco Jacó de Azevedo, de Belém (PA); e Lézio Custodio Junior, de São José do Rio Preto (SP). 

SERVIÇO – Inscrições para o 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Até 19 de julho. Informações e envio de trabalhos: CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP – CEP 13405-123). Informações: (19) 3403-2615, contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: