quinta-feira, 20 de junho de 2013

Evento - 16ª Fenui - Festa das Nações Unidas - Indaiatuba - SP


A AEEI (Associação das Entidades Étnicas de Indaiatuba), uma ONG de autênticas comunidades étnicas, em  parceria  com a Prefeitura Municipal e através de trabalho voluntário – mais uma vez vêm compartilhar sua rica experiência cultural e gastronômica, num ambiente festivo e bastante familiar, com moradores de Indaiatuba e macro região. Este ano, a tradicional FENUI (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba) ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de julho – sendo R$ 4,00 de entrada em cada dia, porém no almoço de domingo a entrada é franca.
Neste ano, a Etnia Suíça será o grande destaque do evento, que associada à AEEI e representada pela  Colônia Helvetia comemora o seu  jubileu de 125 anos. Foi em 14/04/1888, que  4 familias suíças  emigradas  para  as Fazendas do Barão de Jundiaí, realizaram seus sonhos ao adquirirem terras no Brasil. Este grupo encontrou, no município de Indaiatuba, um lugar onde puderam fixar suas moradas definitivas, ao lançarem os fundamentos de sua  Escola, Igreja e ao trazerem seu lazer  preferido: o Tiro ao Alvo. As famílias fundadoras: Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf, com o passar dos  tempos, motivaram outras  20 famílias suíças a se juntarem a elas, em terras no contorno.
Nascia assim, um pedacinho da Suiça no Brasil. Não esperaram que o Brasil os viesse  ajudar. Cuidaram de providenciar o atendimento de sua necessidade prioritária: a Educação dos  filhos  que começavam nascer. Superaram sua saudade da pátria apoiados na sua  profunda Fé Católica. Aceitaram todo o trabalho oferecido, criaram o seu lazer, enfim se integraram no Brasil. Hoje vencedores, os  Helvecianos se  sentem bons brasileiros, porém, muito orgulhosos de sua origem Suíça. Veja a programação completa AQUI. Fonte: Indaiazine. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: