sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Retorno da Revista Quadreca - ECA/USP - SP


Quem lê uma história em quadrinhos nunca sabe o que vai encontrar na página seguinte, afinal, no mundo das HQ’s, tudo parece possível. Mas uma coisa é certa: sempre nos deixamos levar pelos traços cheios de movimentos que desenham a ação dos personagens fantásticos dos gibis. Para os amantes dos quadrinhos, a revista Quadreca, publicação de quadrinhos da ECA, depois de um bom tempo sem ser publicada está de volta e selecionando material para a sua próxima edição.
A USP foi a primeira universidade a ter uma disciplina sobre histórias em quadrinhos no currículo. Em 1977, ministrando a disciplina “Editoração de histórias em quadrinhos”, a professora Sonia Maria Bibe Luyten lançou a revista impressa. A professora conta que fazer uma revista naquela época foi um desafio. “A ECA não dispunha de muita coisa nova em matéria de gráfica e foi realmente uma aventura”. De lá pra cá, a Quadreca passou por idas e vindas.
A última edição da revista impressa da Quadreca foi produzida no ano de 2006. O professor Plínio Martins Filho, que ministra a disciplina “Laboratório de Produção Editorial I, II e III”, conta que o projeto ficou parado por muito tempo porque sempre dependeu do interesse dos alunos. “Como a editora tem vários outros produtos além da Quadreca, a revista depende do que os alunos do curso irão querer produzir no ano”.
Como toda criança brasileira, meu interesse por HQ’s surgiu com a Turma da Mônica, mas se intensificou na minha adolescência com as HQ’s orientais, os mangás”. A frase é da Camila Cysneiros, estudante do 5º semestre do curso de editoração, que atualmente coordena o Projeto Quadreca (PQ) e é a responsável pela publicação da revista pela ComArte, editora laboratório do curso de editoração. Camila conta que o PQ está procurando material para a sua 17ª edição, que podem ser tiras, histórias em quadrinhos, roteiros, ilustrações e artigos científicos. “Queremos incentivar a produção de HQs. Se uma pessoa só consegue escrever, tudo bem, que faça um roteiro, acharemos um ilustrador que tem dificuldades de construir uma história”.
A ideia é provar que qualquer um pode produzir algum material dentro desse universo. “Queremos dar espaço a novos artistas e mostrar que temos muita gente boa e interessada em contar histórias em quadrinhos aqui no Brasil”, finaliza a coordenadora. Veja o texto completo AQUI.
O envio do material deverá ser feito até o dia 15 de julho no site www.quadreca.com. A previsão de lançamento da revista é para o segundo semestre de 2013.
Visto no Jornal do Campus. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: