quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Museu do Casarão sedia exposição sobre imigração pelo sistema de parceria

Foto e texto: Darlene Ribeiro/ACS-PMI

O Museu do Casarão Cultural Pau Preto, vinculado à Fundação Pró-memória de Indaiatuba sedia a partir desta sexta-feira (25) a exposição “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria”. Ela resgata a experiência imigratória baseada no sistema de parceria realizado pelo Senador Vergueiro, no século XIX, na Fazenda Ibicaba, que consistia no chamamento de imigrantes europeus para substituir, em parte, o uso da mão-de-obra escrava. A produção resultante do trabalho dos colonos era dividida entre proprietários e parceiros (imigrantes).

A exposição, possibilitada através de uma parceria firmada entre a Fundação Pró-memória e o Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão, retrata o cotidiano dos imigrantes alemães e suíços e a revolta dos colonos que ocasionou na decadência do sistema de parceria e culminou na contratação de italianos por jornada de trabalho. O instituto tem como objetivo documentar tradições de cultura alemã no Brasil e valorizá-las no contexto contemporâneo.

Para o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a mostra reúne alguns fatos históricos importantes na formação do Estado de São Paulo. A exposição, patrocinada pelo Instituto Robert Bosch e Fundação Visconde de Porto Seguro, segue até o dia 17 de março no Museu do Casarão Cultural Pau Preto e poderá ser conferida diariamente das 9h às 17h. Nos feriados e pontos facultativos o horário de visitação será das 9h às 12h. O museu está situado à Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto. Mais informações pelo telefone: (19) 3875-8383.

Serviço: Exposição “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria”
 Período: De 25 de janeiro a 17 de março
 Horário: Diariamente das 9h às 17h. Feriados e pontos facultativos das 9h às 12h.
 Local: Museu do Casarão Cultural Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto
 Informações: (19) 3875-8383. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: