sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pontos de cultura reúne mais de quinhentos participantes em São Paulo

Divulgação

Na segunda-feira (10), o Memorial da América foi palco do VI Encontro da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, a Comissão Paulista de Pontos de Cultura e o Ministério da Cultura.

A Rede Estadual de Pontos de Cultura, fruto de convênio entre o MinC e o Governo do Estado, é composta por 301 Pontos. Nesta oficina de capacitação, dois representantes de cada organização puderam participar dos ricos debates em que trocaram experiências sobre a realidade em que atuam, refletiram sobre os projetos culturais, dividiram conhecimentos sobre planejamento e captação de recursos.

Com a presença da Diretora da Cidadania e da Diversidade Cultural- MinC, Ione Maria de Carvalho, do Secretário Estadual de Cultura, sr. Marcelo Araujo, da Coordenadora-Geral de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural- MinC, Magali Guedes de Magela Moura, Coordenadora da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, Maria Thereza Bosi de Magalhães,  da equipe da SEC, a equipe da RRSP e mais de quinhentos ponteiros, o encontro foi ocasião para o debate e a articulação da Rede. Além disso, aconteceram duas mesas de discussão, tendo como mote os temas “Trabalhos em Rede” e “Financiamentos Culturais Públicos e Privados”.

Tanto a Diretora da SCDC/MinC, Ione Carvalho quanto o Secretário Marcelo Araújo destacaram a importância do Cultura Viva como política pública de cultura. A Diretora Ione reafirmou o compromisso do Ministério da Cultura na renovação do convênio com a SEC/SP, frisando que o novo compromisso manterá todas as conquistas históricas do programa, além de incorporar as contribuições oriundas do processo de Redesenho do Cultura Viva, que está sendo concluído em 2012.

Mestre de cerimônia, Alessandro Azevedo, do Ponto de Cultura da Associação  Raso da Catarina, conduziu os presentes na agenda em que puderam prestigiar as apresentações artísticas dos pontos de cultura Instituto Pombas Urbanas, OCA – Uma Escola Cultural, Grupo Afrobanda, Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene e Associação Orquestra de Viola Caipira Matutos da Mantiqueira.

Além dos debates e apresentações artísticas, foi realizado o lançamento da publicação “Pontos de Cultura- Olhares sobre a Rede SP”. O material apresenta “o resultado das capacitações realizadas pela Rede Estadual de Pontos de Cultura de São Paulo, em particular nos dias 16 e 17 de dezembro de 2011”. No prólogo da edição, os autores salientam que “ainda que as capacitações – assim como a maior parte das atividades da Rede – sejam fruto da ação conjunta do MinC, da SEC e dos Pontos de Cultura, em gestão compartilhada, esta publicação foi elaborada a partir dos dados que os Pontos revelaram sobre si mesmos, seja no mapeamento, nos Grupos de Trabalho de 2011ou nas pesquisas realizadas em 2012, resultando numa visão muito própria, mais próxima da sociedade civil do que dos entes governamentais envolvidos”. Por este motivo “o processo confirma os princípios do programa Cultura Viva”, afirmam os ponteiros. Fonte: http://www.cultura.gov.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: