quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lançamento - A Morte do Grilo - Gonçalo Junior - Ed.

Divulgação

A história da Editora A&C e do GIBI proibido pela ditadura militar em 1973

O livro conta a historia do gibi semanal GRILO, que circulou entre 1971 e 1973, e publicou pela primeira vez no Brasil a vanguarda dos quadrinhos americanos e europeus, como Robert Crumb, Guido Crepax, Wolinski e Schulz, entre outros.
A revista era um dos títulos da Editora Arte & Comunicação (A&C), que publicava também o jornal “O Bondinho” e o “Jornalivro”, no início da década de 1970, durante os anos mais violentos da censura e da ditadura militar.
A editora A&C foi criada por Sérgio de Souza, Narciso Kalili, Mylton Severiano da Silva, Hamilton de Almeida Filho e outros jornalistas que haviam deixado a redação da revista “Realidade” e do “Jornal da Tarde” e acabou se transformando em porta-voz da contracultura nacional.
A censura foi implacável com as publicações da editora, seus editores pagaram um preço alto. GRILO teve seus responsáveis e colaboradores vigiados ostensivamente. A própria revista foi fichada pelos órgãos de repressão e, por fim, proibida de circular pela censura em outubro de 1973.
Este livro conta a fascinante história da publicação e dessa turma movida e motivada pelo idealismo de derrubar uma ditadura e pela amizade que os uniria por toda a vida.
AMORTE DO GRILO - Autor: Gonçalo Junior - Editora Peixe Grande - 248 páginas de miolo em preto e branco - Papel off-set 90 gramas - Capa  4 cores com orelha em papel supremo - Formato 16cm X 23cm. Maiores informações: http://cidacandido.blogspot.com.br/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: