quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Kalaco e Grrr! unidas homenageiam Fernando Ikoma e seu Fikon, o herói do universo dos sonhos

Fikom é um dos mais inventivos personagens do quadrinho nacional. Foi criado em 1969, nos tempos da ditadura extrema, das culturas alternativas, do tropicalismo e da música psicodélica. Nos dias em que se buscava fórmulas de escape à dura e cruel realidade. E o melhor lugar de se conseguir isso é no mundo dos sonhos, onde ninguém pode ser censurado ou reprimido e onde nossos desejos podem ser alcançados. Assim, o muito jovem artista plástico Fernando Ikoma criou Fikom, que ao lado de sua namorada Sandra singrava intrepidamente os universos do sonhar. 
A editora Kalaco em parceria com a editora GRRR! de Márcio Baraldi lança antologia com cinco das 16 aventuras do personagem, que deixou de circular quando a Censura, em 1973, fechou as revistas onde Fikom era publicado. 
"A fértil imaginação do artista Fernando Ikoma produziu uma das mais criativas histórias em quadrinhos do mundo: Fikom. Que é o alter ego de Mukifa, um jovem feio e sem graça, que quando sonha se transforma no atlético, bonito e intrépido super-herói, vivendo aventuras fantásticas, inusitadas, inquietantes e filosóficas, juntamente com sua namorada Sandra, que também como Mukifa, é uma feiosa que se transforma em uma formosa mulher ao sonhar. Os dois enfrentam seres extraterrestres, monstros e outras criaturas improváveis. Fikom e Sandra vivem cada um sua vida. Ambos, quando sonham tem seus sonhos entrelaçados, fazendo surgir os mundos oníricos das suas histórias.
Fernando Ikoma, cujo próprio nome forma o anagrama Fikom, é hoje um artista plástico conceituado. Era um jovem sonhador, em 1969, quando criou centenas de histórias em quadrinhos, com dezenas de personagens originais para a Editora Edrel, de São Paulo. Aquela que foi certamente a “Casa das Ideias” do quadrinho nacional e a introdutora do estilo mangá no mercado brasileiro.", comenta Worney Almeida de Souza, presidente da AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo).
Serviço: Fikom de Fernando Ikoma - Editora Kalaco – Editora GRRR!
Formato: 16 x 23 cm - 160 páginas – PB - Preço de capa: R$ 34,90
Distribuição: Comix Book Shop Distribuidora. Release - EMT - Divulgação

Nenhum comentário: