quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bolha de Sabão de Indaiatuba (SP) é escolhida para projeto com ingleses

Na foto, jovens da Bolha com Poppy Spowage, da People's Palace Projects.

A organização assistencial Bolha de Sabão – Ponto de Cultura Toda Cultura foi contemplada a participar do projeto Encontros, da entidade inglesa People’s Palace Projects, que é um processo contínuo de criação de instalações audiovisuais e digitais interativas. O projeto remixa e reimagina as relações entre tecnologia digital, debate e performance com jovens que, por meio da arte, buscam refazer seus próprios mundos. O objetivo nesse trabalho conjunto é que os jovens envolvidos possam questionar e desafiar o poder da arte para transformar vidas.
No Brasil, os criadores Gary Stewart (artista associado da PPP) e Paul Heritage (diretor artístico da mesma organização) trabalharão com 12 jovens de entidades artísticas, que além da Bolha, irão englobar a Cooperifa, a Cia. Sansacroma e o Teatro Oficina, de São Paulo.
Quatro jovens representarão a Bolha na capital entre sábado (dia 10) e segunda-feira (dia 12). Lá, vão conhecer o trabalho da Cia. de Teatro Oficina, que é uma das maiores companhias do estado e tem desenvolvido diversos trabalhos internacionais. Ela é dirigida por André Piza, que está em Londres organizando este encontro.
Na terça-feira (dia 13), a entidade recebe a visita de dois representantes do Rio de Janeiro, que ficarão até sábado (dia 17), para capacitar um grupo de jovens da Bolha. Os resultados serão apresentados no próprio sábado, quando os ingleses chegam a Indaiatuba. “Participar deste projeto é uma honra muito grande e motivo de extremo orgulho. A princípio, apenas entidades de São Paulo participariam, mas o diretor-geral solicitou que a Bolha fosse convidada e que, com a entidade, participasse o Gabriel, que já não está na Bolha, mas participou do intercâmbio com eles no ano passado”, comenta a gestora da organização, Carmen Ajala. “Dessa forma, fomos escolhidos para participarmos deste grandioso evento, que, além de capacitar nossos jovens, promove o encontro com a cultura, diferenças, realidade, pensamentos de outras entidades e o conhecimento do mercado cultural internacional”.
Os representantes cariocas integram uma ONG que participou deste projeto em 2011 e, como tiveram destaque, foram convidados a trabalhar na edição 2012 do Encontros.
Durante essa fase piloto do projeto, os jovens artistas desenvolverão habilidades para criar intalações-performances multimídias e interativas.
Uma segunda etapa acontece no ano que vem, quando o mesmo grupo envolvido deverá produzir instalações públicas de alto nível em alguns pontos da capital paulista. “Estamos honrados em receber este grupo que, mesmo do outro lado do oceano, reconhece o nosso trabalho e incentiva os nossos para a criatividade e motiva para o crescimento pessoal”, conclui Carmen. Fonte: Kleber Patrício

Nenhum comentário: