segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tesouros da Grafipar na Gibicon nº1


Convenção terá a participação de Faruk el Katib, dono da extinta editora Grafipar

Continuando a falar mais da programação do Gibicon nº1 (www.gibicon.com) – Convenção internacional de quadrinhos de Curitiba – que será realizada entre 25 e 28 de outubro, Fabrizio Andriani, revelou ao Impulso HQ qual será um dos temas mais importantes da edição de 2012, trata-se da Grafipar, editora que ficou famosa por publicar apenas quadrinho nacional.

A exposição “Tesouros da Grafipar” irá mostrar os trabalhos dos autores da geração que propiciou sua criação, entre eles Claudio Seto, Flavio Colin, Mozart Couto, Rodval Matias, Gustavo Machado, Julio Shimamoto, Nelson Padrella, Fernando Ikoma, Luis Rettamozo, Franco de Rosa entre muitos outros que entre os anos 1970 e 1980 criaram a maior editora de quadrinhos fora do eixo Rio-SP.

Fabrizio Andriani revela que será uma mega-exposição com esse tema e entre os convidados destaca a presença de Watson Portela. “Estamos fazendo um resgate histórico importante e contando uma historia que ficou engasgada na garganta de muitos fãs e que finalmente após mais de 30 anos está voltando à tona. Sem contar o fato que foi a maior editora de quadrinhos do Paraná e foi, no seu auge, a mais importante do Brasil”, disse Fabrizio.

 Durante o Gibicon nº1 haverá a participação de figuras históricas do quadrinho nacional debatendo, conversando e interagindo com o grande público depois de muitos anos. Serão abordados temas como a difícil relação que havia com a censura e com a ditadura e serão lançados livros sobre o tema como o relançamento da Maria Erótica e o Clamor do Sexo de Gonçalo Jr. em capa comemorativa, e o lançamento do livro de Gian Danton sobre a Grafipar.

Fabrizio revelou que a equipe da Gibicon conta ainda com o trabalho do roteirista, jornalista e escritor Franco de Rosa, consultor para assuntos daquele período, que também estará presente para mediar as mesas e participar dos debates.

Outro destaque é a presença do dono da extinta editora Grafipar, Faruk El-Khatib. “É um profissional que carrega consigo um pedaço significativo da história dos quadrinhos nacionais e viveu os bastidores que geralmente nenhum fã conhece, mas aqui na Gibicon irá conhecer”, finalizou Fabrizio. Fonte: www.impulsohq.com.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: