segunda-feira, 5 de março de 2012

Cinco anos do Guia dos Quadrinhos

Há exatos cinco anos, no dia 5 de março de 2007, o Guia dos Quadrinhos entrou no ar, com o propósito de catalogar todos os quadrinhos editados no Brasil. De uma estreia tímida, na sua maioria com informações coletadas por alguns amigos, o site é atualmente o maior banco de dados sobre HQ’s publicados no país.

A primeira vez que pensei em fazer o site foi em 2001. Mas o desejo de catalogar quadrinhos sempre existiu desde que comecei a colecionar. Tenho até hoje um fichário com várias listas com os gibis que eu colecionava. Cheguei até a fazer uma tabela com as variações dos preços das revistas mês a mês. Isso tudo sem computador nem internet.

Anos mais tarde, quando já tinha um micro, descobrir o Dbase e montei meu primeiro banco de dados. Do Dbase passei para Access e com isso meu banco passou a ter mais informações como histórias, artistas e capas das edições.

Em 2001, fazendo uma daquelas famosas faxinas para arrumar mais espaços para guardar mais gibis, comecei a pensar que deveria fazer alguma coisa com a quantidade de informações sobre quadrinhos que eu havia juntado todos esses anos. Lembrei do livro que eu queria fazer e de como seria difícil publicar uma coisa dessa. Foi quando olhei por meu computador e o livro virou site.

Em 1996, quando Leandro Leandro Luigi Del Manto, editor da Globo, convidou-me para fazer o Guia de Preço da revista Wizard, foi a primeira vez que pensei como seria útil um catálogo com todos os gibis publicados no Brasil. Na época, eu tinha visto o livro The Photo - Journal: Guide to Comic Books com diversas capas de quadrinhos americanos. Até pensei em fazer um livro ou CD-ROM, mas tudo só ficou no campo das ideias, pois seria economicamente inviável. Veja o texto completo no site: http://www.guiadosquadrinhos.com/blog/post/2012/03/05/Cinco-anos-do-Guia-dos-Quadrinhos.aspx. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: