A Editora Adonis anunciou, esta semana, as obras vencedoras das três categorias literárias (Série Leitor Iniciante, Série Leitor em Processo e Série Leitor Infantojuvenil) propostas pelo Segundo Prêmio Agostinho de Cultura de 2011.
Escritores e Obras classificadas:
Série Leitor Iniciante
A Seriema e o pescador (Margareth Brandini Park)
Série Leitor em Processo
Sangue de Refrigerante (Teresa Candolo)
Série Leitor Infantojuvenil
O Vô, suas histórias e brincadeiras (Gabriel Araújo dos Santos)
Os critérios para avaliação dos textos inscritos - cerca de 50 obras - foram: trabalho estético com a linguagem, coerência, construção do narrador, caracterização das personagens, ambientação e temporalidade, e potencialidade interpretativa, julgados pela escritora mestre em linguística pela Unicamp (Universidade de Campinas), Patrícia Aquino e pelo escritor e mestre em Teoria e História Literária, também pela Unicamp, Marco Catalão. Os textos selecionados farão parte do catálogo 2012, da Editora Adonis e serão editados, via contrato, a partir deste mês, com previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2012.
O Prêmio Agostinho de Cultura 2011
As inscrições para o Segundo Prêmio Agostinho de Cultura 2011 encerraram-se em março deste ano. As obras escolhidas serão editadas e publicadas pela Editora Adonis, na coleção Contando Histórias, com tiragem inicial de 3.000 exemplares. Concorreram escritores de literatura infantil de vários estados brasileiros, com mais de 18 anos, que apresentaram obras em textos ficcionais/prosa para os públicos infantil e infantojuvenil (de 06 a 12 anos). No ano passado a Editora lançou três novos títulos através deste prêmio: Contos do Chiclete, de Teresa Candolo, O sumiço dos pires, de Marina Tschernyschew e Zé Balão e suas histórias, de Gabriel Araújo dos Santos. Para concorrer, a obra precisava ser inédita e escrita em língua portuguesa. De acordo com o regulamento organizado pela Editora, cada autor pôde apresentar mais de um original, desde que se cumprissem todas as regras específicas do edital. No total serão entregues, em setembro, três premiações, uma para cada categoria: série Leitor Iniciante (obra direcionada às crianças de 6/7 anos - de 8 a 11 laudas), série Leitor em Processo (obra direcionada às crianças de 8/9 anos - de 27 a 45 laudas) e série Leitor Infantojuvenil (obra direcionada às crianças e pré-adolescentes de 10/12 anos - de 50 a 100 laudas). Durante as inscrições a Adonis recebeu informações de dezenas de interessados de vários estados brasileiros, dentre eles Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os vencedores farão um contrato de edição em comum acordo com a Adonis e receberão R$ 2 mil, referente ao pagamento dos direitos autorais.
Outras informações sobre Prêmio Agostinho de Cultura 2011 pelo telefone (19) 3471-5608. Ou pelo site: www.editoraadonis.com.br. EMT - Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário