O professor do curso de Mecânica do Campus São Paulo, Roaldo Tonhon Filho, autor do livro “Ensino superior & mercado de trabalho - engenheiros no Brasil’, aborda, na sua publicação, a evasão nos cursos de Engenharia. A evasão na educação profissional foi discutida durante o Fórum de Educação Profissional do Estado de São Paulo, realizado em 31 de maio no Conselho Regional de Química – IV Região. Graduado em Engenharia, Roaldo Possuilato Sensu em Administração em Marketing e mestrado em Administração, Educação e Comunicação.
Sua dissertação de mestrado focou o ensino superior e o mercado de trabalho, com ênfase aos cursos de Engenharia. O trabalho, defendido em 2010, virou livro e é candidato ao prêmio Jabuti de literatura de 2011.
A obra identifica as origens da evasão. Entre elas, a redução na relação candidato/vaga nas instituições de ensino superior, reflexo da redução do crescimento populacional na faixa etária correspondente aos egressos no período vigente, associada ao crescimento das instituições de ensino superior e o aumento no numero de vagas disponíveis, motivado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
“A redução da relação candidato/vaga, dada a seleção ser menos apurada, torna o egresso uma matéria prima de mais baixa qualidade, a ser moldado pela instituição. Sem contar a flexibilidade curricular para adaptações de um curso de Engenharia. Antes, o curso era em período integral. O aluno se dedicava exclusivamente. Hoje, existem cursos noturnos. O aluno chega cansado após um período exaustivo de trabalho”, observa Roaldo Tonhon Filho. Veja o texto completo no site: http://agbookbr.blogspot.com. EMT - Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário