
Em novembro de 2008, o Brasil perdeu Claudio Seto, vítima de um derrame. Passados quase seis meses, felizmente, o precursor dos mangás em nosso país continua sendo homenageado.
O jornal Planeta Zen, de Curitiba/PR, fez uma edição especial sobre o desenhista, que acaba de ser lançada.
São 32 páginas coloridas com palavras de familiares, admiradores e pessoas que trabalharam com Seto. Há ainda lista de trabalhos, premiações, participações em filmes, fotos do arquivo familiar, desenhos, uma bela entrevista com o autor etc.
Além das declarações dos filhos Noriyassu, Sayuri e Mayumi, os grandes responsáveis pela publicação, há depoimentos dos quadrinhistas Minami Keizi, Mozart Couto, José Aguiar e Gustavo Machado; de colegas da área cultural, como Alice Ruiz e Marília Kubota; do jornalismo, como Maria Helena Uyeda e Fábio Campana; e da política e comunidade nipo-brasileira, como Rui Hara e Jorge Yamawaki, dentre outros.
O Planeta Zen foi criado por Claudio Seto há 14 anos. A publicação é dirigida à comunidade japonesa de Curitiba.
Esta edição está sendo distribuída gratuitamente e pode ser adquirida, na capital paranaense, no Nikkei Curitiba (Rua Padre Júlio Saavedra, 598 - Curitiba/PR - Tel.: 0XX-41-3277-4123).A família de Seto dará continuidade ao periódico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário