O Adeus do Samurai de Curitiba
Por Michelle Ramos.
Infelizmente este ano não esta fácil para os mestres da HQB; pois eu soube pelo Sebastião Seabra que o mestre Claudio Seto, faleceu na manhã de hoje, exatamente às 10:30; o artista que sofreu um derrame ontem 14/11, foi responsável pela formação de muitos artistas nacionais além de ser um exemplo de quadrinista Brasileiro a ser seguido.
O artista de 64 anos nasceu em Guaiçara, São Paulo, em 1944; aos nove anos foi ao Japão para estudar no Templo Myoshinji, da seita Zen, em Quioto. Após três anos, prosseguiu seus estudos religiosos e de cultura japonesa em Kyushu, no monte Ehiko-san, no templo de mesmo nome, pertencente à seita Shugêndô. No período em que ficou no Japão, Seto mergulhou na história do Japão e aprendeu muitas artes como: haiku, tanka, shodô, kadô, kendô, ninjutsu, mangá, kyudô e bonsai. Ao voltar ao Brasil, com 17 anos, Seto trabalhou como argumentista e desenhista de história em quadrinhos em São Paulo, foi editor de varias revistas em Curitiba, chargista, e ilustrador.
Recentemente lançou o álbum Lendas do Japão pela Devir Livraria; [como divulgado aqui] Desde 2000 estava colaborando semanalmente com textos e ilustrações para o Caderno Zashi: Lendas do Japão, para o Jornal Nippo Brasil, onde a ultima atualização foi o saco de arroz encantado.
Veja a matéria na ítegra no site: Zine Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário