A Devir anunciou para junho o livro Lendas do Japão, que traz 15 lendas japonesas acompanhadas por ilustrações coloridas de Claudio Seto. As histórias, trazidas pelos imigrantes japoneses e que hoje fazem parte da cultura brasileira, foram selecionadas entre mais de 200 lendas publicadas no jornal Nippo Brasil, de São Paulo, onde Claudio Seto mantém uma coluna desde o ano 2000.
Jornalista, artista plástico, poeta, escritor, chargista, fotógrafo, animador cultural e bonsaísta, Cláudio Seto nasceu em 1944, na cidade de Guaiçara, interior de São Paulo.
Trabalhou inicialmente como designer de tecidos e desenhista publicitário. Em 1967, na Editora Edel, introduziu o estilo mangá nas revistas da editora, como O Samurai e Ninja, o Samurai Mágico, com texto e desenhos de sua autoria.
Em 1975, depois do fim da Edrel, Seto voltou à sua cidade natal, onde foi eleito vereador por duas gestões. Mais tarde mudou-se para Curitiba, onde foi trabalhar como editor de revistas de histórias em quadrinhos na Grafipar, editora que publicava somente quadrinhos nacionais.
Seto criou personagens memoráveis dos quadrinhos brasileiros, como Maria Erótica, Beto Sonhador e a série Samurai, entre outros. Nas décadas de 80 e 90, Seto participou de inúmeras exposições coletivas de artes plásticas, cartuns, fotografias e ilustrações no Brasil e de mostras de quadrinhos na Itália, França, Japão e Alemanha.
Fonte: www.hqmaniacs.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário