quarta-feira, 9 de abril de 2014

Escolas de Indaiatuba (SP) estão recebendo kits de livros publicados pela Fundação Pró-Memória

Divulgação

Fundação Pró-Memória continua distribuindo kits comemorativos dos 20 anos da instituição nas escolas privadas e particulares da cidade. O material é composto por livros publicados pela fundação que fazem parte de um projeto voltado ao incentivo da leitura e à preservação da memória por meio da educação desenvolvido pela instituição.
O superintendente Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus esteve nos colégios Conquista e E.E. Profª Helena de Campos Camargo na última semana e foi recebido por seus dirigentes. “Eles se mostraram muito interessados nas atividades educativas da fundação”, comenta.
Gustavo afirma que um dos pilares da fundação é a educação, em especial a patrimonial que, segundo ele, é fundamental para exercitar o senso crítico das crianças em relação á preservação patrimonial e despertar a consciência de preservação, salientando o fato de que todos nós somos sujeitos históricos; assim, no presente todos podem a ajudar a construir a história, preservar a memória e projetar o futuro.
A Fundação Pró-Memória completa 20 anos em 2014 e foram preparadas diversas atividades comemorativas. Segundo o superintendente Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a mais relevante é a reinauguração do Casarão Pau Preto, que deverá acontecer no dia 27 de abril. “Estamos fazendo todo o restaurado e reformulado, para atender com maior comodidade a população. Estará mais próximo do original do que era antes das obras”, comemora.
Para Gustavo, o trabalho de restauro merece destaque. “É digno de nota, pois em poucos lugares no Brasil é feito um trabalho como esse. Tal resultado positivo deve-se à conscientização da Administração Pública da importância de preservar e recuperar a memória da cidade; poucas cidades que não são consideradas históricas têm tal iniciativa. Neste caso, pode-se dizer que Indaiatuba está na vanguarda”, comenta.  Ele salienta também o papel da comunidade, afirmando que o lugar histórico só tem relevância se for valorizado por sua população, empatia que ele enxerga na relação dos cidadãos de Indaiatuba com o Casarão e outros bens históricos.
Gustavo acredita que o esclarecimento da importância da questão histórica em Indaiatuba tem como principal responsável a Fundação Pró-Memória, que há 20 anos se dedica a “escrever a história e divulgar a memória” da cidade. “Aliás, esse será o emblemático título que vai estampar o logotipo de comemorações dos 20 anos da fundação”, adianta. Fonte: http://www.kleberpatricio.blogspot.com.br/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: