sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Salão de Humor reúne obras de 64 países em Piracicaba - SP

Júri de premiação reunido no Armazém 14 - Foto Léo Pinheiro

Grandes nomes do humor gráfico no Brasil e no exterior estão representados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado um dos mais tradicionais do mundo. Realizado há 39 anos, o evento será aberto em 25 de agosto no Engenho Central. Totalmente gratuita, a programação segue até 14 de outubro com 26 mostras paralelas, oficinas de desenho, lançamento de livro, desfile de moda e caminhada.

Esta é a maior mostra na história do evento e conta com 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Em 2012, o Salão totaliza R$ 47 mil em prêmios aos melhores trabalhos e os vencedores serão anunciados na noite de abertura.

O diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, comenta a importância do evento nas artes gráficas: “o Salão de Piracicaba se mantém como espaço de valorização da arte do cartum. Nessas quase quatro décadas projetou inúmeros talentos, destacou os profissionais consagrados e resgatou autores e obras históricas”, diz.

Para a secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese, o Salão pode ser classificado como um patrimônio cultural. “Artistas do mundo todo querem ter seus trabalhos expostos no Salão. Tratamos o evento com muito carinho, pensando no público cativo que tradicionalmente nos prestigia, na população de Piracicaba e nos visitantes de todo o país”, detalha a secretária. Em 2011, 160 mil pessoas compareceram nas atividades.

O público que percorrer o Engenho Central poderá se divertir as caricaturas da presidente Dilma Rousseff, do atacante Neymar, do lutador de UFC Anderson Silva e de artistas como Raul Seixas, Hermeto Pascoal e Noel Rosa. As charges abordam o uso das novas tecnologias, os jogos olímpicos e os acontecimentos políticos. Problemas sobre sexualidade, religião e liberdade de imprensa aparecem no tema Intolerância.

Esta edição recebeu 3.442 obras de 845 artistas de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros.
Maiores Informações – 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura dia 25 de agosto, no Parque do Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. EMT – Divulgação

Nenhum comentário: